Anomalias Vasculares

 

As anomalias vasculares constituem um espectro amplo de doenças, que variam desde simples “manchas de nascimento”, até patologias que podem ameaçar a vida do paciente.

 

ANOMALIAS VASCULARES.png

Podem se apresentar clinicamente de forma variada, em diversas áreas anatômicas e em diferentes idades. Os pacientes portadores de anomalias vasculares frequentemente recebem um diagnóstico equivocado, com nomenclatura incorreta para suas lesões. Um diagnóstico preciso é essencial para o manejo destes doentes, que em geral necessitam de equipe médica multidisciplinar para condução adequada.

 

De acordo com a última classificação da ISSVA: International Society for the Study of Vascular Anomalies (Sociedade Internacional de Estudo das Anomalias Vasculares) –  as anomalias vasculares são comumente divididas em dois grandes grupos: os Tumores Vasculares e as Malformações Vasculares.


Entre os tumores vasculares, que são lesões proliferativas, o mais comum é o chamado HEMANGIOMA INFANTIL, que se caracteriza por apresentar um rápido crescimento após o nascimento, mas costuma regredir espontaneamente a partir do primeiro ano de vida num processo que pode ocupar toda a primeira década de vida da criança.


Já as malformações vasculares são lesões que não apresentam um comportamento proliferativo nos primeiros anos de vida, mas costumam crescer ao longo do tempo e não regridem espontaneamente. Elas crescem de forma proporcional ao crescimento do corpo e geralmente apresentam-se desencadeadas por estímulos fisiológicos, endócrinos, trauma, infecções, etc. Dentre as malformações vasculares simples temos: Malformações Capilares; Malformações Linfáticas; Malformações Venosas; Malformações Arterio-Venosas.

 
No portal Hemangioma Curitiba, você encontrará informações referentes ao Hemangioma Infantil, assim como abordaremos as outras Malformações Vasculares de forma geral. 

 

 

•    ​​​​​​​​​​​​​​ Dra Karimy Hamad Mehanna é Membro da ISSVA ( International Society for the Study of Vascular Anomalies ) - Sociedade Internacional para Estudo das Anomalias Vasculares. ​​​​​​​

 

•    Atualmente a Dra Karimy Hamad Mehanna dedica-se ao estudo e tratamento do Hemangioma/Hemangioma Infantil, assim como das anomalias vasculares de forma geral, estando sempre atualizada sobre as últimas recomendações terapêuticas no assunto.


•    Todas as informações contidas acima estão de acordo com a mais recente classificação proposta pela ISSVA: International Society for the Study of Vascular Anomalies (Sociedade Internacional de Estudo das Anomalias Vasculares) – formulada em abril de 2014.​​​​​​​


•    http://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2015/06/03/peds.2014-3673.full.pdf


•    http://www.issva.org/UserFiles/file/Classifications-2014-Final.pdf

 


As informações aqui contidas são exclusivamente para orientação inicial de pais e pacientes, baseando-se nas perguntas mais frequentes sobre hemangioma infantil. 


NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA. Consulte sempre o médico especialista no assunto para maiores informações.